Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Aglomerado dedicado ao Funk
12/08/2011 - 08h00m

Aglomerado dedicado ao Funk

MV Bill e Nega Gizza recebem os Bondes do Tigrão, Do Vinho e Dos Caçadores

Aglomerado dedicado ao Funk

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

 

O Aglomerado de sábado (13) se dedica ao Funk, ritmo que surgiu na cultura carioca nos anos 80 e virou expressão e voz das comunidades da cidade. A partir das 18h30, MV Bill e Nega Gizza recebem três grupos de funk originários da Cidade de Deus, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro: Bonde do Tigrão, Bonde do Vinho e Bonde dos Caçadores. O programa é produzido pela TV Brasil e exibido no estado pela TV Educativa de Alagoas (TVE).

‘Guerreiros e Guerreiras’ retrata Antonio Veríssimo, nascido e criado na comunidade de Peixinhos, periferia de Olinda, na divisa com Recife, em Pernambuco. Filho de uma família de sete filhos, teve que lidar com todo tipo de situação para se formar ator. Ele é fundador e diretor do Tetro na Laje, na Vila Cruzeiro, subúrbio do Rio de Janeiro.

MV Bill conversa com Júlia, uma jovem da Cidade de Deus, sobre suas ambições profissionais e perspectivas para o futuro.

O Aglomerado abre uma discussão sobre a discriminação do Funk e sobre a ideia de transformá–lo em patrimônio cultural. Para falar sobre o assunto, o programa bate um papo com dois pensadores dessa manifestação: Adriana Rattes, atual secretária de Cultura do Rio de Janeiro; e MC Leonardo, fundador da Associação dos Profissionais do Funk ( APAFUNK).

No cinema, as histórias quase sempre têm um final feliz. Mas no curta metragem de Igor Chaves, O inesperado, o final da história de um trabalhador é surpreendente para os moldes da sétima arte. Um filme comum, com história e personagem também comuns. Tudo isso no quadro ‘Cine Rapidinho’ deste sábado.

 
Ações do documento