Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias A palavra do Comentário Geral desta quarta é Pai
09/08/2011 - 12h20m

A palavra do Comentário Geral desta quarta é Pai

Convidados ressaltam a troca de experiência entre pais e filhos

A palavra do Comentário Geral desta quarta é Pai

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Pai gay, pai solteiro, pai que é mãe. A palavra do Comentário Geral desta quarta-feira (10), às 19h30, é Pai. Para comemorar especialmente o dia dos pais, o programa apresenta convidados importantes, como a escritora- pioneira do feminismo no Brasil, Rose Marie. Ela explica como surgiu a sociedade patriarcal nos moldes de hoje. Ressalta, ainda, que o patriarcado é um grupo em que o homem é o líder da tribo. O Comentário Geral é produzido pela TV Brasil e exibido em Alagoas  pela TV Educativa (TVE).


O livro “Psicanalista e pai solteiro”, de Ângelo Pereira, apresenta algumas experiências do autor. A obra é um manual prático para solteiros, e conta a vida de Ângelo, um gay, solteiro que, de repente, adotou um filho, Pedro Paulo. Assim, formam uma família pouco convencional.


Tal pai, tal filho. Para conversar sobre a troca de experiência entre pais e filhos que trabalham na mesma área musical, o programa traz como convidado o compositor e cantor Edu Krieger, e seu pai, o maestro e compositor, Edino Krieger. Edu explica como é a troca de experiência entre os dois e até que ponto facilita e atrapalha escolher a mesma profissão. Já Edino lembra que é preciso tomar alguns cuidados para não interferir na vida profissional do filho. Na dramaturgia, Felipe Rocha, autor da peça “Ninguém falou que seria fácil”, em cartaz no Espaço Cultural Sérgio Porto, pontua os medos e as dificuldades de ser pai. O autor esclarece se o pai da peça tem algo de autobiográfico.


No curta “Deus é pai”, o quadrinista e animador Alan Sieber coloca Deus e Jesus discutindo a relação pai e filho no divã. Ele diz como surgiu a ideia desse enredo, no qual mistura psicologia e religião, e fala como era a relação com seu pai . Para finalizar, o documentarista , Nelson Hoineff, que dirigiu o filme “Santos Dumont- O homem pode voar” entre outros, ressalta se Santos Dumont é mesmo o pai da aviação e qual foi o papel dele no desenvolvimento dessa área.

 

Ações do documento