Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias A palavra do Comentário Geral desta quarta é leite
31/05/2011 - 15h43m

A palavra do Comentário Geral desta quarta é leite

Especialista falam de amamentação, bancos de leite e outros utilidades do leite

A palavra do Comentário Geral desta quarta é leite

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Leite de rosas, leite condensado… chocolate ao leite, leite de coco, ama de leite, leite quente, doce de leite, dente de leite, leite de vaca! Não adianta chorar pelo leite derramado…A palavra do Comentário Geral desta quarta (1º), às 19h30, é leite.


Na infância ele é essencial. O ideal é que até os seis meses os bebês recebam apenas o aleitamento materno, como explica a pediatra Ana Lúcia Fiqueiredo. E assim como pode fazer bem, o leite também pode fazer mal. Quando ele é contra-indicado? A intolerância à lactose é o assunto do gastroentrologista Giuseppe Santalucia. E a nutricionista Suzana Freitas fala dos tipos de leite.


Nos classificados dos jornais brasileiros do século XIX encontrava-se anunciado: “Aluga-se uma negrinha de primeira cria sem a cria”. A exploração da ama-de-leite, tipo de escrava de aluguel, é relembrada pela professora de história do Brasil, Hebe Mattos. Na literatura, a obra Leite Derramado de Chico Buarque é comentada pelo crítico do Globo, José Castello. E na política brasileira, o deputado federal e professor de história, Chico Alencar (PSOL-RJ), esmiuça o que era a política do café com leite.

Ações do documento