Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias A Grande Música exibe edição sobre “Rio Harp Festival
30/06/2011 - 09h46m

A Grande Música exibe edição sobre “Rio Harp Festival

Harpista do Príncipe de Gales e primeiro harpista da Ópera de Paris são os destaques do programa

A Grande Música exibe edição sobre “Rio Harp Festival


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O Rio Harp Festival, evento anual que acontece no Rio de Janeiro, é sempre registrado pelo programa A Grande Música. Através dessa edição, o grande público tem a possibilidade de conhecer melhor o repertório e os recursos expressivos do instrumento, bem como acompanhar o trabalho de músicos importantes no mundo.


O destaque do programa desta quinta (30), às 23h, na TV Educativa de Alagoas (TVE) é Claire Jones, harpista oficial de Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales. Depois de se apresentar no casamento real, a convite do Príncipe William e Kate Middletown, a harpista esteve, pela primeira vez no Brasil, para participar do festival de harpas.


O concerto foi realizado no Palácio da Cidade, onde ela apresentou algumas das obras do repertório que interpretou no casamento real e algumas transcrições de sua autoria para a harpa, em um programa sucinto e variado:


• Fantasia sobre temas da ópera “Eugene Onegin” (Tchaikovsky)
• How Hill (Hawes)
• Maqamat (Mayaani)
• Watching the Weat (Thomas)
• Variações sobre “Marcha dos Homens de Harlech” (Welsh)
• Poem (Fibish)

Completa o programa, Emmanuel Ceysson, primeiro harpista da Ópera de Paris, em concerto realizado em parceria com o Projeto Candelária. No seu repertório, algumas obras de compositores franceses.


Após o recital, o maestro José Schiller entrevistou Claire Jones. Ela contou que, na função de harpista oficial há quatro anos, já fez mais de 150 apresentações, incluindo performances exclusivas para Sua Majestade a Rainha, no Palácio de Buckingham.

Ações do documento