Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 3º edição “IZP no São João de Alagoas” será dedicada aos forrozeiros tradicionais e a nova geração
14/06/2011 - 15h20m

3º edição “IZP no São João de Alagoas” será dedicada aos forrozeiros tradicionais e a nova geração

O programa vai ao ar na Rádio Educativa FM, das 08h às 09h, e na Rádio Difusora de Alagoas (AM 960), das 13h às 14h.

 3º edição “IZP no São João de Alagoas” será dedicada aos forrozeiros tradicionais e a nova geração

O forrozeiro Geraldo Cardoso será um dos entrevistados desta quarta-feira (15)


Iranei Barreto


O programa “IZP no São João de Alagoas” terá sua 3º edição dedicada inteiramente aos forrozeiros tradicionais e à nova geração. A série de programas especiais que estreou nesta segunda-feira (13) e segue até o próximo dia 28, vai ao ar na Rádio Educativa FM, das 08h às 09h, e na Rádio Difusora de Alagoas (AM 960), das 13h às 14h.


Para esta edição, já confirmaram presença, os forrozeiros Geraldo Cardoso, Xameguinho, Joelson dos 8 Baixos e Arthur Costa. O programa vai contar ainda com a participação especial do pesquisador da cultura popular José Lessa, editor do site www.forroalagoano.com. Os entrevistados vão falar um pouco sobre a diferença entre o forró tradicional e também sobre a nova geração de forrozeiros, que autilizam dos aparatos modernos, mas sem deixar de lado as raízes do autêntico forró. 


Sobre a série- Divulgar e dar visibilidade às manifestações culturais e a tradição dos festejos juninos em nosso Estado. Essa é a proposta da campanha “IZP no São João de Alagoas”, envolvendo as Rádios Educativas (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), a Rádio Difusora de Alagoas e a TV Educativa, emissoras que compõem o Instituto Zumbi dos Palmares.


O programa especial “IZP no São João de Alagoas” que estreou nesta segunda-feira (13), nas Rádios Educativa FM (107,7 MHz) e Difusora, conta com a apresentação do jornalista e radialista Marcos Guimarães, roteiro musical de Givaldo Kleber, produção de Iranei Barreto, trabalhos técnicos de Edson Silva e Robson Cavalcante e apoio de Kaká Marinho e Audrey Trevas.


 A cada edição o programa aborda um tema que norteia o bate-papo e o repertório musical. Nas duas primeiras edições, o programa já conversou sobre Santo Antônio e simbologia das festas juninas e também sobre as quadrilhas juninas de Alagoas.


 Já passaram pelo programa, a museologa Carmem Lúcia Dantas; o diretor presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Marcelo Sandes; os diretores das rádios Difusora e Educativa FM, Afrânio Godoy e Ricardo Teles, respectivamente.

 

 Participaram também José Cláudio Menezes, vice-presidente e tesoureiro da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal); o coreografo e diretor artístico da quadrilha “Mandacaru”, Ginaldo Santos, representando as quadrilhas estilizadas do interior; o radialista Gilberto Lima, coordenador do Festival Marechal Forró e Folia; e a professora Mariluce Bernardo, que falou sobre as quadrilhas tradicionais do estado.

Ações do documento