» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 4º episódio da série ‘Capoeira’ destaca a capacidade de integração deste jogo
12/05/2011 - 08h14m

4º episódio da série ‘Capoeira’ destaca a capacidade de integração deste jogo

Ainda nesta edição, as histórias de vida e da capoeira

4º episódio da série ‘Capoeira’ destaca a capacidade de integração deste jogo

Mestre Boneco e capoeirista de todo mundo

Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil

A capacidade integradora da capoeira é apresentada por Mestre Boneco no quarto e penúltimo episódio, que vai ao ar nesta quinta (12), às 22h, na TV Educativa de Alagoas (TVE). Não importa a idade, sexo, a raça ou a condição social. O poder simbólico de igualdade expresso na roda de capoeira, onde não há posição melhor ou pior e todos estão de pés descalços, é narrado. Nela, todos estão ali, como um só, participando, cantando e batendo palmas.

Os cantos soam como mantras e qualquer pessoa é sempre bem-vinda à roda. Esta filosofia primordial pode ser vista em Tel Aviv, entre judeus e palestinos; ou em Los Angeles, com mexicanos e outros estrangeiros. Pode ser vista também no Canadá, entre uma turma de adolescentes que participa de reabilitação de drogas, ou no Brasil, entre jogadores das mais diferentes classes sociais.

Neste episódio, Mestre Boneco passeia através das histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas. Antes, sem objetivo na vida, encontraram na capoeira um porto seguro, e nos demais praticantes, uma família. Casais que se encontraram por meio da capoeira, crianças e adolescentes, que tiveram suas vidas completamente modificadas pela prática, dão depoimentos e abrem suas vidas em prol desta arte que transmuta.

Sobre a série: Exibida em cinco capítulos, a série Capoeira está apresentando os benefícios deste jogo que é, sobretudo, uma excelente ferramenta educativa e agente de integração sócio-cultural entre crianças, adolescentes e adultos, independente de raça, sexo, de seus costumes ou classes sociais. Os episódios acontecem nos mais diferentes locais, o apresentador Beto Simas, o Mestre Boneco, viaja pelo Rio de Janeiro, Salvador, Los Angeles, Nova York, Montreal e Tel Aviv, para mostrar por que a capoeira integra e transforma, é filosofia e magia.

Com mais de 300 anos de história, a capoeira é praticada em mais de 150 países, em todos os lugares a língua cantada é o português e, a cada roda, a cultura brasileira é reafirmada. A Capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música, contribuindo decisivamente para a difusão da língua portuguesa pelo mundo.

O teaser da série pode ser conferido no endereço eletrônico: