Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias “Ser Saudável” tem episódio sobre Câncer de Mama
10/05/2011 - 13h40m

“Ser Saudável” tem episódio sobre Câncer de Mama

Ser Saudável investiga como algumas mulheres enfrentaram o dissabor de conviver com o câncer que mais as atinge no Brasil: o câncer de mama

 “Ser Saudável” tem episódio sobre Câncer de Mama


Iranei Barreto Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Ser Saudável desta quarta (11) investiga como algumas mulheres enfrentaram o dissabor de conviver com o câncer que mais as atinge no Brasil: o câncer de mama. O programa vai ao ar às 20h30, pela TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).


Para Cleiva de Oliveira, de 43 anos e artista plástica, é uma batalha, mas também é renascimento. Seu exemplo de luta ilustra este episódio. Há três anos, Cleiva soube que estava com câncer de mama através do exame preventivo de rotina. Descoberto em fase inicial, esse tipo de câncer tem 95% de chances de cura.


O quarto episódio da série mostra a trajetória de Cleiva para vencer a doença que atinge cerca de nove milhões de mulheres todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O programa também mostra como prevenir a doença e as formas de tratamento. O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.


Esse tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.


Para uma abordagem consistente, os médicos Enrique Barros e Lívia Hartmann contam com o auxílio de Maíra Caleffi, doutora pela University of London e pós-doutora na Vanderbilt University, em Nashville nos Estados Unidos, e presidente do Imama – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul; e presidente da Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas em Apoio à Saúde da Mama. Autoridade no assunto, Maíra também é professora da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, coordenadora do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento e presidente de comissão especializada da Sociedade Brasileira de Mastologia e professora pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.


A psicóloga clínica do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento e voluntária técnica do Imama, Lucy Ghirardini Bonazzi, também participa deste episódio, que ainda conta com João Carlos Sampaio Góes, especialista em Oncologia, Cirurgia Plástica e Mastologia, e que atualmente é diretor de comunicação da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Isaps), diretor técnico-científico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), e membro do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Albert Einsten.


Sobre o programa: Apresentado por dois jovens médicos, Dr. Enrique Barros (médico de família) e Dra. Lívia Hartmann (psiquiatra), a série “Ser Saudável” aborda a cada programa uma das principais doenças que atingem os brasileiros. Os médicos-apresentadores vão debater com renomados especialistas de diferentes regiões do país e acompanhar o cotidiano de uma pessoa que convive com tal doença. Ser Saudável é uma produção da TV Unisinos, do Rio Grande do Sul, em parceria com a TV Brasil.


Confira o teaser do programa:
http://www.youtube.com/watch?v=uGmzG3hcV3k&feature=channel_video_title

Ações do documento