» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias “IZP no São João de Alagoas” tem última edição nesta terça
27/06/2011 - 10h00m

“IZP no São João de Alagoas” tem última edição nesta terça

Programa de encerramento contará com a presença de artistas, forrozeiros e mestres da cultura popular que participaram das edições anteriores

“IZP no São João de Alagoas” tem última edição nesta terça

O programa “IZP no São João de Alagoas” terá sua última edição nesta terça-feira (28) reunindo os artistas, forrozeiros, mestres da nossa cultura popular e pesquisadores que participaram das nove edições anteriores. Os Seresteiros da Pitanguinha também foram convidados para a audição de encerramento, que vai ao ar pela Educativa FM (107,7 MHz) das 8 às 9 horas, e pela Rádio Difusora (AM 960) das 13 às 14 horas.

Em formato de 10 edições, o programa especial teve inicio no dia 13 de junho, como parte da campanha IZP no São João de Alagoas, reunindo também a TV Educativa de Alagoas, com o objetivo de abrir espaço para as manifestações populares que acontecem neste período em Alagoas, ressaltando as nossas tradições e dando visibilidade aos artistas locais e regionais.

Nomes como Clemilda, Gerson Filho, Mestre Zinho, Luiz Wanderley, Jacinto Silva e muitos outros forrozeiros alagoanos que ganharam projeção nacional foram lembrados e referenciados por músicos da atualidade que mostraram ao vivo o talento e a força da cultura alagoana.

Também foram discutidas a atual situação das quadrilhas juninas e dos grupos de coco de roda do estado. E convidados representantes da nova geração de forrozeiros, sem esquecer, claro, do velho e bom forró pé de serra com seus trios de forró e bandas de pífano. Além disso, o programa fez duas homenagens especiais: uma ao Rei do Baião, o mestre Luiz Gonzaga e outra aos Mestres Alagoanos Chau do Pife, Nelson da Rabeca e Tororó do Rojão. O programa abordou ainda a simbologia das festas juninas e a história de Santo Antônio.

O “IZP no São João de Alagoas” teve programação musical executada ao vivo por cantores como Chau do Pife, Xameguinho, Eliezer Setton, Gustavo Gomes, Joelson dos Oito Baixos, Edinho Vovô, Xexéu, Irineu Nicácio, dentres outros. Também colaboraram com o programa o psicólogo Edmilson Vasconcelos, filho do saudoso radialista, compositor e pesquisador Edécio Lopes; o jornalista e produtor cultural Keyler Simões; e o editor do site forroalagoano.com, José Lessa.

O “IZP no São João de Alagoas” contou com a apresentação do jornalista e radialista Marcos Guimarães - que gentilmente aceitou o convite do IZP para ancorar o programa; roteiro musical de Givaldo Kleber; produção de Iranei Barreto; trabalhos técnicos de Edson Silva e Robson Cavalcante; e apoio de Kaká Marinho e Audrey Trevas, da Ascom do IZP.