Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias “IZP no São João de Alagoas”: emissoras educativas divulgam festividades juninas
09/06/2011 - 16h40m

“IZP no São João de Alagoas”: emissoras educativas divulgam festividades juninas

“IZP no São João de Alagoas”: emissoras educativas divulgam festividades juninas

 

Iranei Barreto
 
Divulgar e dar visibilidade às manifestações culturais e a tradição dos festejos juninos em nosso Estado. Essa é a proposta da campanha “IZP no São João de Alagoas”, envolvendo as Rádios Educativas (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo), a Rádio Difusora de Alagoas e a TV Educativa, emissoras que compõem o Instituto Zumbi dos Palmares.


 O programa especial “IZP no São João de Alagoas” estréia nesta segunda-feira (13), às 8h, na Rádio Educativa FM (107,7 MHz) e na Rádio Difusora, a partir das 13horas.  Com uma hora de duração, a atração tem apresentação do jornalista e radialista Marcos Guimarães, roteiro musical de Givaldo Kleber e trabalhos técnicos de Edson Silva.


 A cada edição o programa vai abordar um tema para nortear o bate-papo e o repertório musical. A atração será ao vivo e vai contar com a participação de forrozeiros, historiadores, instrumentistas, representantes das ligas das quadrilhas e coco de roda de Alagoas, pesquisadores, poetas matutos, violeiros, repentistas, folcloristas, gestores e agentes culturais. 


 O programa de estréia – que vai ao ar justamente no Dia de Santo Antônio - contará com a participação da museóloga Carmen Lúcia Dantas, que fala sobre a história do santo casamenteiro e também sobre as simbologias das festas juninas, tais como fogos de artifício, fogueiras, danças típicas, comidas de milho e as famosas simpatias relacionadas a essa época.


  “Participar de um projeto como este é muito importante para mim, primeiro porque vamos contribuir com a cultura do nosso estado; depois, porque estou afastado do rádio há muito tempo e essa é uma boa oportunidade de mostrar que ainda posso contribuir com a comunicação de Alagoas”, ressalta Marcos Guimarães.


 “A exemplo do carnaval, com a campanha ‘IZP na Folia’, o objetivo agora é também o de abrir espaço, através das emissoras educativas, para divulgar, discutir e mostrar ao público o que acontece nesta época do ano, tendo como norte a cultura alagoana, as nossas tradições, a boa música nordestina”, enfatiza o diretor presidente do IZP, Marcelo Sandes. “Ressalte-se também a participação voluntariosa do Marcos Guimarães, que gentilmente aceitou o convite do IZP para comandar o programa nas dez edições que serão levadas ao ar”, diz.  


 Imbuída do propósito da campanha já neste final de semana a Rádio Educativa FM homenageia nomes da música e da cultura popular nas edições dos programas Aplauso - que vai ao ar todos os domingos, das 10 ao meio-dia - e Balançando o Ganzá - que vai ao ar todos os sábados, das 14 às 15 horas. O Aplauso será inteiramente dedicado ao grande parceiro de Luiz Gonzaga, o poeta e compositor Humberto Teixeira - mais conhecido como "Doutor do Baião". O grande sucesso da dupla é a composição Asa Branca, lançada em 1947. O Balançando o Ganzá recebe o poeta popular Zé Brejeiro para um bate-papo regado a boa poesia matuta e passeio musical pelo folclore alagoano e por canções dedicadas ao Dia dos Namorados.


Difusora - Além do programa “Letinho do Forró”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16 às 18h, com o autêntico forró nordestino, a Rádio Difusora de Alagoas também fará a cobertura dos principais arraiás do estado, mostrando as iniciativas e levando aos ouvintes as novidades das festas juninas. 


“Este ano vamos fazer a cobertura das festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro em Maceió e teremos flashes ao vivo dos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares e suas respectivas regiões onde temos nossos correspondentes”, observa Afrânio Godoy, diretor da emissora. A TV Educativa também vai exibir programas especiais e institucionais sobre as festividades juninas no estado ao longo deste mês de junho. 

Ações do documento