Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias “Expedições” desvenda os Rios Voadores
12/07/2011 - 10h40m

“Expedições” desvenda os Rios Voadores

Projeto revela a importância da Amazônia sobre o clima e o ciclo de chuvas do país

“Expedições” desvenda os Rios Voadores

 

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O vapor d’água gerado na Amazônia e transportado pelas massas de ar tem impacto decisivo sobre o clima das regiões do país e sobre o ciclo de chuvas no Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Essas são algumas das conclusões que chegou a equipe do projeto Rios Voadores, coordenado pelo engenheiro e ambientalista Gérard Moss, e que será tema do Expedições desta terça (12), às 19h30, na TV Educativa de Alagoas (TVE).


Paula Saldanha e Roberto Werneck entrevistam o agrônomo Enéas Salati, responsável pela coordenação científica do projeto, e o casal Gerard e Margi Moss, exploradores ambientais, que levam os expectadores a participar e descobrir a origem de nossas chuvas trazidas pelos Rios Voadores.


Realizada com a coleta de amostras de vapor d’água na atmosfera, a pesquisa de campo do projeto é feita com equipamentos instalados em uma aeronave, que percorre diversas regiões do território brasileiro. Os sobrevoos são planejados a partir de mapas elaborados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Segundo Gerard Moss, a ideia inovadora é pegar a aeronave e “navegar” esses rios voadores. “Em uma viagem recente acompanhamos uma dessas correntes desde Belém até São Paulo. As pessoas não têm idéia de que essa umidade e vapor dágua da Amazônia garantem as reservas de água em várias regiões do Brasil”, diz Moss.


O programa Expedições mostra como esses expedicionários pesquisam esses rios que não podem ser vistos a olho nu, e mostra a importância da Amazônia na formação dos Rios Voadores. O projeto tem revelado que alterando o distante ambiente amazônico, esses movimentos de ar úmido na atmosfera deixam de alimentar as chuvas e afetam a agricultura e, consequentemente, a economia do Brasil.

Ações do documento