» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias “Aplauso” tem edição especial dedicada a Bossa Nova
21/07/2011 - 16h58m

“Aplauso” tem edição especial dedicada a Bossa Nova

O programa vai ao ar neste domingo (24), das 10 ao meio dia, na Educativa FM.

“Aplauso” tem edição especial dedicada a Bossa Nova

O “Aplauso” deste domingo (24) faz um passeio musical pela Bossa Nova. O programa, que vai ao ar das 10h ao meio dia, pela Rádio Educativa FM, traz um pouco da história deste estilo e sua influência nos dias atuais. O programa faz ainda um passeio pela discografia de jovens autores e intérpretes que redefiniram a música popular brasileira.

O programa vai mostrar as fases mais importantes deste movimento musical, surgido nas noites fluminenses, entre o final da década de 1950 e início de 1960, que se consagrou como um dos gêneros da música popular brasileira mais conhecidos em todo o mundo.

A Bossa nova é marcada por cantores mundialmente conhecidos, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Morais, Luiz Bonfá, entre outros. Alguns críticos acreditam que este estilo musical foi influenciado pela cultura americana, sobretudo por músicos como Stan Kenton, Debussy, Ravel, e especialmente do cool jazz e be-bop.  Cantores como Dick Farney e Lúcio Alves também são apontados como influências positivas sobre os jovens protagonistas desse movimento.

Caracterizada por ter revolucionado tanto a escuta como o fazer musical, o gênero Bossa Nova é tipicamente sofisticado, algumas composições têm melodias inusitadas não-diatônicas, outras têm melodias simples, porém usando grande complexidade rítmica e, há ainda, as composições onde a melodia é intencionalmente ativa, o que enriquece a obra, como Águas de Março, de Tom Jobim.

Há, neste estilo musical, o uso generalizado de acordes sensivelmente mais alterados do que os empregados na música popular brasileira anterior ao movimento. Este aspecto aponta nitidamente a influência do jazz e do be-bop.

Os ouvintes da Educativa FM vão fazer um verdadeiro passeio pelo sambas, marchas e valsas, através de canções como Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, O Barquinho, Eu Sei Que Vou Te Amar, Se Todos Fossem iguais a Você, Outra Vez, Corcovado, entre outras.

O Programa Aplauso tem pesquisa e roteiro musical de Givaldo Kleber, colaboração de Rui Agostinho, trabalhos técnicos de Edson Silva e apresentação de Elias Nascimento.  O ouvinte pode dar sugestões para o programa entrando em contato com a produção pelo telefone: 8822-2790 ou pelo endereço eletrônico aplausofm107@hotmail.com.