Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘Ser Saudável’ fala sobre doença renal crônica
27/09/2011 - 12h25m

‘Ser Saudável’ fala sobre doença renal crônica

Doença é silenciosa e pode causar danos irreversíveis

‘Ser Saudável’ fala sobre doença renal crônica

Iranei Barreto e Ascom/EBC-TV Brasil


Os rins são órgãos vitais, responsáveis por filtrar o sangue, absorver as substâncias necessárias para o funcionamento do corpo e eliminar os resíduos indesejáveis. Nesta quarta-feira (28), às 20h30, o Ser Saudável vai falar de um problema de saúde grave que afeta os rins: a doença renal crônica. A série é uma produção da TV Unisinos, do Rio Grande do Sul em parceria com a TV Brasil. Em Alagoas o ‘Ser Saudável’ é exibido pela TV Educativa (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). 


O programa mostrará por que esta é uma doença silenciosa e como o transplante de rim pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Doenças como a hipertensão e diabetes podem causar danos renais progressivos e, até mesmo, irreversíveis. Por isso, alguns cuidados com a saúde podem prevenir a insuficiência renal.

 

 Especialistas explicam quais são as causas e formas de tratamento disponíveis. Entre eles, o médico do Serviço de Nefrologia do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre/RS, Dr. Luís Felipe Gonçalves; a nefrologista e professora da Universidade Federal do Ceará, Dra. Elizabeth Daher; e o chefe do Serviço de Transplante de Rim do Hospital Universitário Walter Cantídio de Fortaleza/ CE, Dr. João Batista Evangelista Júnior.


Os médicos e apresentadores Lívia Hartmann e Enrique Barros acompanharam dois pacientes renais crônicos. Um deles é Jimi Joe, músico e jornalista, que realiza, três vezes por semana, sessões de hemodiálise e aguarda um doador de rim para realizar o transplante. O outro caso é do taxista, Carlos Schuh, que conseguiu na família um doador compatível para o transplante.

 

Ações do documento