Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘Observatório da Imprensa’ analisa e repercussão do fechamento do News of the World
11/07/2011 - 11h27m

‘Observatório da Imprensa’ analisa e repercussão do fechamento do News of the World

Jornal britânico se envolve em escândalos de escutas telefônicas ilegais

‘Observatório da Imprensa’ analisa e repercussão do fechamento do News of the World

 

Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


Envolvido em escândalos de escutas telefônicas ilegais, o tablóide News of the World decidiu fechar e o anúncio oficial foi feito por James Murdoch, filho do magnata Rupert Murdoch, que controla o grupo News Corporation, detentor de várias publicações no mundo todo, entre elas o Wall Street Journal, nos Estados Unidos. A crise e os sucessivos escândalos ganharam destaque na mídia internacional e, nesta terça-feira (12), às 22h, o programa Observatório da Imprensa vai debater a situação. O programa vai ao ar EM Alagoas pela TV Educativa (TVE).


Considerado um dos mais vendidos na Inglaterra, o News of the World estava nas bancas desde 1843, vendendo cerca de 2,8 milhões de exemplares semanalmente. As técnicas obscuras para obter informações passaram a ser ainda mais contestadas quando o jornal invadiu a caixa de correio de voz de uma adolescente desaparecida, que depois foi encontrada morta. A acusação é de que o jornal teria, possivelmente, interferido na investigação policial do caso. Escutas de telefones de pais de soldados mortos no Afeganistão ou de famílias de vítimas dos ataques terroristas, ocorridos em Londres em 2005, ajudaram a agravar a situação.


O Observatório da Imprensa vai debater temas como táticas ilícitas usadas por esse tipo de jornalismo, a queda do nível da imprensa provocado pela chamada imprensa marrom e o questionamento sobre as deficiências do Press Complaints Commission (PCC), órgão que controla a imprensa britânica. Essas e outras indagações, tais como a questão da auto-regulamentação, estarão também no programa que tem como convidados os jornalistas Sílio Boccanera e Rogério Simões (Revista Época).

Ações do documento