Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘Expedições’ fala sobre energia Solar no Brasil
23/05/2011 - 13h51m

‘Expedições’ fala sobre energia Solar no Brasil

O país, com alta taxa de insolação, possui um imenso potencial de geração deste tipo de energia

‘Expedições’ fala sobre energia Solar no Brasil

 


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


No ‘Expedições’ desta terça (24), às 19h30, Paula Saldanha vai debater o assunto com os especialistas e professores Guilherme Rolim e Reinaldo Castro. E ainda com a arquiteta Alexandra Lichtenberg, criadora da Eco House, uma casa auto-sustentável no Rio de Janeiro, que aproveita a energia solar de várias maneiras.


A questão das fontes de energia tornou-se prioritária nas discussões sobre o futuro sustentável do planeta. As mudanças climáticas ocorridas em conseqüência do aquecimento global provocaram uma reavaliação do uso dos combustíveis fósseis, que ainda hoje são a principal fonte energética do mundo. Nos tempos atuais, a busca por matrizes limpas virou prioridade internacional.


A fonte de energia mais abundante que conhecemos é a estrela central de nosso sistema, o Sol. Graças à sua energia, a vida se tornou possível na Terra. Porém só recentemente a energia solar passou a ser mais bem aproveitada, em especial no Brasil. O país, com alta taxa de insolação, possui um imenso potencial de geração deste tipo de energia.


A Alemanha, líder mundial na produção de energia solar, tem taxa de insolação cerca de 30 por cento menor que a do Brasil. Mesmo assim, o país produz mais de 17 mil megawatts por ano gerados por energia solar. O Brasil também tem um futuro solar pela frente, é necessário obter mais investimentos em tecnologia e subsídios da União.

 

 

 

 

Ações do documento