Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘Expedições’ destaca festa do Império Kalunga
05/07/2011 - 11h24m

‘Expedições’ destaca festa do Império Kalunga

Tradição que combina religiosidade com herança africana

‘Expedições’ destaca festa do Império Kalunga


Iranei Barreto e Assessoria de Comunicação/EBC-TV Brasil


O programa Expedições que vai ar nesta terça (05) mergulha numa tradição que combina religiosidade com herança africana. Paula Saldanha viaja até o interior de Goiás para conhecer as festas do Império do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora da Abadia, uma tradição do povo Kalunga. O programa vai ao ar pela TV Educativa de Alagoas (TVE), às 19h30.


Descendentes de escravos que criaram o Quilombo Kalunga há mais de cento e cinquenta anos, os Kalungas revelam seus saberes e seu modo de viver, num espetáculo cheio de beleza e devoção.


Situado na maior região quilombola em área demarcada do Brasil e isolado das cidades por um rio e uma cadeia de montanhas, o Quilombo é formado por cerca de quatro mil pessoas que vivem da agricultura de subsistência, do escambo, e do comércio de farinha. Um povo pouco acostumado a visitas, com um modo de vida que parece pertencer a outro tempo.


Enquanto acompanha os preparativos e documenta essa festa genuinamente comunitária e todos os seus rituais, Paula conhece a fundo o povo Kalunga, seus anciãos e seus jovens, que buscam, a um só tempo, se desenvolver como comunidade e preservar seus saberes seculares.


Sobre o programa- Produzido pela RW Cine, exibido pela TV Brasil e retransmitido, em Alagoas, pela TV Educativa (TVE), emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), o Expedições é o resultado de um trabalho de mais de 30 anos de documentação do Brasil e suas populações, realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck. O projeto como um todo inclui a série de programas de televisão Expedições e livros que mostram a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil.

Ações do documento