Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘Conhecer’ tem edição sobre pesquisas realizadas pela Ufal com plásticos condutores de eletricidade
31/05/2011 - 20h34m

‘Conhecer’ tem edição sobre pesquisas realizadas pela Ufal com plásticos condutores de eletricidade

O programa vai ao ar nesta quarta-feira (01), às 20h, com a presença da orientadora da pesquisa em polímeros condutores do Laboratório de Eletroquímica da Ufal, Adriana Ribeiro.

‘Conhecer’ tem edição sobre pesquisas realizadas pela Ufal com plásticos condutores de eletricidade

Iranei Barreto 


O programa ‘Conhecer’ desta quarta-feira, dia primeiro, às 20h, recebe a orientadora da pesquisa em polímeros condutores do Laboratório de Eletroquímica da Ufal, Adriana Ribeiro, para falar sobre as pesquisas que vem sendo desenvolvidas com plásticos condutores de eletricidade. O programa é produzido e exibido pela TV Educativa de Alagoas, emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).


Polímeros são elementos orgânicos geralmente extraídos do petróleo, também conhecidos como plásticos.  E é justamente na condução de eletricidade através do plástico que um grupo de pesquisadores da Ufal vem trabalhando. Durante o programa, Adriana, que é mestre em química e biotecnologia pela Ufal doutora em química pela Unicamp, fala sobre os condutores mais empregados no mercado; das vantagens dos polímeros condutores diante destes materiais convencionais; e dos projetos pesquisados pelo Laboratório de Eletroquímica da Ufal.


Janelas inteligentes, displays, retrovisores de automóveis, baterias, capacitores e LEDs (Light Emmiting Diodes) são apenas alguns dos dispositivos construídos com a tecnologia desses polímeros, que por serem orgânicos, são mais leves, baratos e ambientalmente corretos. Além de conduzir eletricidade, os polímeros condutores também são capazes de emitir luz quando submetidos a uma diferença de potencial elétrico externa.


Pesquisa: Polímeros condutores são pesquisados em todo o mundo. Na Ufal, a pesquisa em relação a estes polímeros está sendo desenvolvida desde 2003, quando a professora Adriana retornou do doutorado realizado na Universidade Estadual de Campinas. Desde então o Grupo vem sintetizando novos derivados de polímeros condutores e, a partir desses materiais, desenvolve dispositivos eletrocrômicos, capacitores e células solares. Para defender a propriedade do produto foi iniciado um processo de patenteamento com o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade.


Sobre o programa: Dar visibilidade e divulgar a produção científica, tecnológica e as inovações em nosso Estado. Essa é a proposta do programa semanal ‘Conhecer’, a mais nova atração da emissora, exibida sempre as quartas, às 20h, com reapresentação às quintas-feiras, ao meio-dia, e aos sábados, às 15h30.


 Com linguagem coloquial, objetiva e descontraída, o programa se propõe a levar a público os diferenciais e o que está acontecendo de relevante em universidades e centros de pesquisa alagoanos em termos de projetos, pesquisa e extensão, ressaltando os objetivos e os benefícios que poderão advir em benefício da coletividade.


Comportando entrevistas, reportagens, imagens e apoio gráfico o Conhecer se propõe a divulgar o uso da ciência e da tecnologia para a solução de problemas e sua aplicação prática no dia-a-dia das pessoas.


Com meia hora de duração, o programa tem apresentação do jornalista Clayton Santos, produção de Vera Valério, edição de Chris Duarte e Daniel Lima e imagens do cinegrafista Samuel Limeira.


Informações extraídas do texto “Pesquisa: IQB trabalha com plásticos condutores de eletricidade”, de Jhonathan Pino – jornalista, com a colaboração de Adriana Ribeiro - docente do IQB, publicado no endereço eletrônico:  http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2011/02/pesquisadores-do-iqb-trabalham-com-a-preparacao-de-plasticos-condutores-de-eletricidade/

Ações do documento