Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘3 a 1’ debate a repercussão na internet de “O Veneno está na Mesa”
04/10/2011 - 14h28m

‘3 a 1’ debate a repercussão na internet de “O Veneno está na Mesa”

Iranei Barreto e Ascom/EBC-TV Brasil


O cineasta Silvio Tendler é o entrevistado do 3 a 1 desta quarta (5), às 22h, na TV Educativa de Alagoas (TVE). O diretor de “Os anos JK”, “Jango” e “Utopia e Barbárie” vai falar sobre a sua trajetória como documentarista e sobre a escolha dos personagens cinebiografados. O programa é uma produção da TV Brasil.


Conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Carlos Marighella, Jango, Juscelino, entre outros, Silvio já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Seus filmes são resgates da memória brasileira e inspiram seus espectadores a reflexão: sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.


Para a TV Brasil ele produziu, em 2009, a minissérie de seis capítulos Era das Utopias. Idealizada e dirigida pelo cineasta, a série mostrou as principais transformações sociais, econômicas, culturais e artísticas após a Segunda Guerra Mundial.


No programa, Silvio Tendler irá abordar a questão do cinema no Brasil e a repercussão na internet de “O Veneno está na Mesa”, filme que questiona o uso desenfreado de agrotóxicos na produção dos alimentos que o brasileiro consome. Vai falar também sobre os preparativos para o lançamento em circuito nacional de sua mais nova produção, o documentário “Tancredo – A Travessia”, sobre o politico mineiro Tancredo Neves.


Participam da entrevista o critico de cinema Carlos Alberto Mattos e a historiadora Alzira Abreu. O programa 3 a 1 vai ao ar todas as quartas-feiras às 22h. A apresentação é do jornalista Luiz Carlos Azedo

 

Ações do documento