Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2016 Sedetur lança semana do Artesão
14/03/2017 - 12h48m

Sedetur lança semana do Artesão

Sedetur lança semana do Artesão

Em 19 de março se comemora o dia mundial do Artesão. Para lembrar a data e incentivar a produção e o consumo desse tipo de arte em Alagoas, a Secretaria Estadual de Turismo realiza a  Semana do Artesão, que já está na segunda edição. Hoje a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, esteve no programa Espaço Livre da Rádio Difusa para falar sobre o evento.

A semana do Artesão começa amanhã (15) e vai até o dia 18 no prédio do Iphan em Jaraguá. O evento terá uma rica programação, com apresentações folclóricas, painéis, palestras e oficinas ministradas pelos próprios artesãos.  “ Essas atividades são realizadas para o reconhecimento dessa profissão que tanto contribui para Alagoas. Com o passar dos anos nossos produtos ganharam visibilidade, e isso só  enriquece a nossa cultura”, disse a Gerente.

Segundo Daniela, também foi lançada uma versão atualizada do catálogo que contém os contatos e as fotos dos trabalhos dos artesãos de todo estados. São obras feitas com fios, cerâmica, madeira e muitas outras matérias-primas. “Como a maioria dos artesãos é do interior, o catalogo é uma maneira de facilitar o contato com eles e promover a compra das peças. Muitas vezes as pessoas têm interesse em adquirir esses produtos, mas nem sempre sabem como encontrar os artesãos”, disse. O catálogo já está disponível para download no site da Sedetur (www.sedetur.al.gov.br).

 

Além das atividades programadas, quem for prestigiar a Semana do Artesão, ainda vai poder conferir a exposição “A invenção da terra”, da artista plástica Tânya de Maya Pedrosa, em cartaz no primeiro andar do prédio do Iphan. Para encerrar a entrevista, Daniela Vasconcelos lembrou que o evento é aberto ao público e convidou a todos para participarem das oficinas e prestigiarem o trabalho desenvolvido pelos artesãos de Alagoas. 

Ações do documento