» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2016 Programa "Síntese" da TVE faz homenagem à alagoanas no mês da mulher
10/03/2017 - 18h39m

Programa "Síntese" da TVE faz homenagem à alagoanas no mês da mulher

As homenageadas foram mulheres que se destacaram em vários segmentos da cultura de Alagoas

Programa "Síntese" da TVE faz homenagem à alagoanas no mês da mulher

No mês onde a luta pelos direitos das mulheres ganha mais destaque, o programa Síntese, da TV Educativa de Alagoas selecionou algumas edições para homenagear alagoanas muito especiais. Elas conseguiram enfrentar as dificuldades para realizar sonhos e projetos de vida. Hoje são reconhecidas pelo papel que representam na cultura do estado.

A Gerente de Jornalismo do Instituto Zumbi dos Palmares, Cintia Ribeiro, destaca a importância de resgatar essas histórias e mantê-las sempre vivas para gerações futuras. “O papel da TV Pública é destacar sistematicamente a produção de artistas locais, seja pela musica, pinturas ou literatura. Por ser um mês que é dedicado as comemorações do dia internacional da mulher, a gente aproveita e resgata essas imagens, para mostrar os nomes que contribuem para a cultura local”.

O produtor Evilásio Almeida, explica que o Síntese tem como objetivo abrir espaço tanto para artistas tanto consagrados, quanto para os anônimos, que não têm muito espaço na grande mídia. A ideia é ser uma janela para que essas pessoas possam mostrar aquilo que fazem de melhor, em vários segmentos da cultura de Alagoas. “O Síntese não é um programa temático. A gente resolveu disponibilizar os programas feitos com mulheres na intenção de prestar uma homenagem a elas. O papel da mulher na cultura é muito importante e precisa ser exaltado sempre”, disse.

As homenageadas são mulheres guerreiras, que se destacam no campo das artes e da literatura do nosso estado, como a Escritora Vera Romariz, a Mestra do folclore Zeza do Coco, a Artista plástica Marta Arruda, a Bailarina Maria Emilia Clark e a Cordelista Mariquinha.  Com suas histórias de vida, elas encantam Alagoas e podem ser consideradas exemplos de determinação e garra.

Evilásio Almeida ainda lembrou que, por ser um programa de apenas dois minutos de duração, o Síntese não tem um horário fixo. “Ele entra várias vezes ao dia na grade de programação de acordo com o tempo disponível. Isso é bom porque o telespectador tem mais chances de ver o trabalho desses artistas”. Os programas em homenagem ao mês da mulher estarão na programação da TV Educativa até o fim de março. Vale lembrar que a TVE está no canal 03 da TV aberta e 06 da NET.