Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2016 Dezembro 2016 Os impactos da reforma da previdência afetam principalmente as mulheres
08/03/2017 - 12h54m

Os impactos da reforma da previdência afetam principalmente as mulheres

Os impactos da reforma da previdência afetam principalmente as mulheres

Kadia Ingrid*

Os impactos da reforma da previdência para as mulheres foi destaque no programa Espaço Livre desta quarta (8). A Economista Luciana Caetano falou sobre os prejuízos que podem surgir caso essa medida seja aprovada. “Estados que são pobres terão que conviver com uma situação econômica difícil, pessoas irão morrer antes mesmo de conseguir receber seu benefício”, disse.

Se for aprovada, a reforma deve acabar com a diferenciação de gênero. Todos terão que ter idade mínima de 65 anos e 25 de tempo de contribuição. Atualmente os homens se aposentam com 65 anos ou 35 de contribuição, enquanto as mulheres devem ter 60 anos ou 30 de contribuição. Os defensores da reforma dizem que isso não faz mais sentido hoje em dia, porém, a jornada extra que muitas mulheres realizam fora do trabalho não tem sido levada em consideração. É preciso lembrar que os afazeres domésticos e cuidados com os filhos podem tomar até cinco horas por dia, fora o tempo gasto durante o horário de trabalho.

 Para comparar a situação atual do Brasil com países europeus, é preciso observar que por aqui, além das cargas horárias maiores, mulheres têm salários menores. “O indicador socioeconômico está em um abismo muito distante da realidade econômica de outros estados, em alagoas a taxa de analfabetismo é de 22% a partir dos 15 anos, em quanto em estados como Santa Cataria não chega a 2%. Esse prejuízo na economia pode acarretar no aumento da criminalidade, com a falta de emprego as pessoas tendem a buscar saída de forma mais “fácil””, disse a Economista.

 

Luciana terminou a entrevista mencionando que a sociedade precisa se informar, compreender e saber as conseqüências que a reforma da previdência pode trazer. Ela lembrou, ainda, a importância da população se envolver na política e se posicionar, pois tudo no país é decidido através de políticos.

*Estagiária

Ações do documento