Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2016 Coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática ressalta ensino da matéria em um contexto mais prático
14/03/2017 - 12h19m

Coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática ressalta ensino da matéria em um contexto mais prático

Coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática ressalta ensino da matéria em um contexto mais prático

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão terminando. Escolas de todo país têm até o dia 31 de março para garantir a participação no evento. O coordenador da Olimpíada em Alagoas, Adelailson Peixoto, esteve no Difusora Manhã e explicou a importância de levar a disciplina para o cotidiano dos estudantes.

“A matemática não chega a ser assustadora e não necessariamente falta interesse nos alunos. A maneira como se ensina a matéria, eu diria, é o principal fator de dificuldade. Na Olimpíada, temos ensinado em um contexto prático. Cria-se um problema e o aluno tem que interpretá-lo. Aí o trazemos para um contexto em que ele vivencia a cada dia”, comentou o coordenador.

Neste ano, a Olimpíada também vai contar com a participação de escolas da rede privada. A mudança não altera os benefícios e premiações para os alunos das escolas públicas.

“As particulares vão apenas competir entre elas. Como nosso papel é colaborar para ter uma melhora na educação, é um projeto de qualidade, desmistifica a matemática e os alunos passam a enxergar de maneira construtiva, vamos oferecer a estrutura da OBMEP e dar a oportunidade", explicou.

 As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas são feitas no site www.obmep.org.br. Instituições da rede pública de ensino privadas pagam R$ 100 e possibilita a participação de 25 alunos.

Ações do documento