Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Novas 2019 Junho Radar meteorológico vai auxiliar no monitoramento do Pinheiro
12/06/2019 - 13h15m

Radar meteorológico vai auxiliar no monitoramento do Pinheiro

Difusora Manhã conversou com Ricardo Sarmento, meteorologista responsável pelo Radar Meteorológico da UFAL

Radar meteorológico vai auxiliar no monitoramento do Pinheiro

Radar Meteorológico da UFAL. Foto: Divulgação/UFAL

A entrevista aconteceu hoje (12) no estúdio da Rádio Difusora e Ricardo Sarmento, meteorologista responsável pelo Radar Meteorológico da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), esclareceu que a iniciativa é uma parceria entre a universidade e a Semarh (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). "Nós elaboramos um projeto em conjunto para a utilização dos dados e imagens de uma rede de equipamento que nós temos lá na UFAL", explicou ele.

O projeto está em fase de implantação e consiste em monitorar o bairro do Pinheiro através do Radar Meteorológico da UFAL. A ideia surgiu devido ao que vem acontecendo no bairro e é uma forma de se preparar caso as chuvas provoquem um dano maior já que a área está cheia de fissuras. O radar irá fornecer toda as informações necessárias sobre as condições climáticas do local e com ele, será possível desenvolver novos materiais para auxiliar a Semarh a fiscalizar possíveis acontecimentos não só no Pinheiro, como também no Bebedouro e Mutange.

O Radar Meteorológico monitora as chuvas, mas além disso, a equipe da UFAL também verifica algumas outras variáveis e parâmetros da atmosfera, como por exemplo o vento, a intensidade do impacto da gota da chuva no solo. "Isso é muito importante diante do que está acontecendo nessa região, é a energia sinética. Quando essas gotas de água tocam no chão, o que elas podem causar de erosão no solo?", esclareceu Ricardo Sarmento.

Ricardo ainda explicou que o radar não faz uma previsão mas sim uma estimativa, ele observa a atmosfera e localiza de onde está vindo a chuva, calcula a velocidade e faz uma projeção dessa chuva para as próximas duas horas. Há também a possibilidade de fazer uma medição específica em determinadas áreas, como por exemplo, o quanto irá chover no bairro do Pinheiro.

"A precisão do radar, com esse novo equipamento, é fantástica. Nós conseguimos monitorar um raio de até 400km. Então temos condições de verificar até o oceano, porque como estamos localizados a beira mar, metade da capacidade de observação do radar consegue chegar até essa área", contou o meteorologista.

Confira a entrevista completa realizada pelo Difusora Manhã:

Parte I

Parte II

Ações do documento