Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Novas 2019 Junho Conheça o projeto Ampliando os Saberes do Velho Chico
07/06/2019 - 10h15m

Conheça o projeto Ampliando os Saberes do Velho Chico

Kaká Villa Verde entrevistou a coordenadora do projeto no Difusora Manhã

Conheça o projeto Ampliando os Saberes do Velho Chico

Alunas participam de uma das aulas realizada pelo projeto. Foto: Divulgação

Maria Amélia Vieira, coordenadora do Ampliando os Saberes do Velho Chico, esteve presente nesta quinta-feira (6) no programa Difusora Manhã e esclareceu algumas dúvidas sobre o projeto. Maria começou explicando do que se trata esse projeto. "Estamos desenvolvendo oficinas de arte, de esculturas, de bordados e de cerâmica", contou ela.

Cada oficina é realizada num lugar diferente, mas todas tem algo em comum: são comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco. A primeira oficina é feita em Riacho Doce, próxima a cidade de Pão de Açúcar, a segunda no povoado Entremontes em Piranhas e a terceira, na Aldeia Xokó de Porto da Folha, na Ilha de São Pedro, em Sergipe. As aulas são direcionadas aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas municipais dessas três comunidades. Tudo acontece à bordo de um barco que funciona como um museu que leva o nome de Museu no Balanço das Águas.

A intenção é que o barco permaneça navegando pelo Rio São Francisco. "Ele é um elo de comunicação entre os municípios e nós percorremos por Alagoas e Sergipe, porque o rio é o divisor desses dois estados", informou Maria Amélia.

O projeto Ampliando os Saberes do Velho Chico começou em 2010 e é realizado pelo Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea. O patrocínio é por conta do Ministério da Cultura, através do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), no Edital Modernização de Museus.

Confira a entrevista completa realizada pelo Difusora Manhã.

Ações do documento