Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Novas 2019 Julho Hospital Universitário realiza ações no Julho Amarelo
26/07/2019 - 10h25m

Hospital Universitário realiza ações no Julho Amarelo

Hepatites virais são temas das atividades realizadas durante o evento

Hospital Universitário realiza ações no Julho Amarelo

Leila Tojal, hepatologista do Hupaa, explica que a campanha tem como objetivo prevenir e conscientizar a população sobre as hepatites virais. Foto: Divulgação/UFAL

Por Ascom

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), instituição gerenciada pela rede Ebserh, promoverá ações entre os dias 24 e 28 de julho, para dar visibilidade ao "Julho Amarelo", campanha que tem como objetivo prevenir e conscientizar a população sobre as hepatites virais. As iniciativas acontecerão no HU e em pontos estratégicos da capital. Distribuição de preservativos, campanha educativa, testes para hepatites e palestras fazem parte da programação. O Hospital Universitário é referência em tratamento de hepatite.

Segundo a hepatologista do Hupaa, Leila Tojal, pessoas que têm a partir de 40 anos devem ficar em estado de alerta, pois, antigamente, não existiam políticas adequadas para a prevenção das hepatites. A forma de contágio das hepatites virais se dá através de seringas, objetos cortantes - como alicate de unhas, tesouras, tatuagens - e pela transmissão sexual sem preservativos. As hepatites virais podem se manifestar de forma silenciosa, evoluindo, em alguns casos, para cirrose hepática e câncer no fígado.

A hepatite B possui tratamento e controle, porém não existe cura. Já a hepatite C é curada em mais de 95% dos casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma meta para a erradicação mundial da hepatite até 2030.

Programação:

Dia 24/07, das 08h às 13h, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) - Testes para hepatites, realização de Fibroscan nos pacientes positivos, campanha educativa, com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, residentes e estudantes da graduação.

Dia 25/07, 9 h, auditório do HU - Palestras sobre hepatites B e C para médicos da rede municipal e estadual

Dia 26/07, 14h às 19h, Maceió Shopping - Testagens para hepatites e panfletagem educativa sobre as hepatites, com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, pacientes.

Dia 28/07, 10h, Pajuçara - Caminhada com panfletagem educativa sobre as hepatites, concentração às 10h, em frente ao Sete Coqueiros, com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e pacientes.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 
Ações do documento