Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Institucional Sobre o IZP

Sobre o IZP

O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) é um complexo de comunicação que tem a missão de oferecer uma programação educativa, cultural, informativa e científica, voltada para o interesse público, com ênfase na prestação de serviço e na contribuição para o fortalecimento da cidadania em nosso Estado.

Criado pelo Governo do Estado de Alagoas, em 8 de janeiro de 2001, o IZP está vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação. Reúne a TV Educativa de Alagoas (TVE), as Rádios Educativas FM Maceió, Arapiraca e Porto Calvo, e a Rádio Difusora AM. Como também o Espaço Cultural Linda Mascarenhas (teatro e galeria).

É objetivo do Instituto promover o intercâmbio de valores, educação e cultura entre a população alagoana, primando ainda pela integração e inclusão social. Suas emissoras estão empenhadas em oferecer acesso à informação e à comunicação em favor de todos, defendendo a pluralidade e a diversidade cultural, e valorizando a cultura local, regional e nacional. Também defende o entretenimento saudável e enriquecedor, que demonstre respeito à inteligência e à sensibilidade do telespectador.

Os programas e conteúdos de comunicação que disponibiliza em suas emissoras de TV e rádios e no Espaço Cultural Linda Mascarenhas buscam complementar a ação educadora da escola e formadora da família, valorizando a criatividade, o espírito crítico e o interesse por temáticas e questões de valor para a elevação do conhecimento e formação do cidadão.

 

Missão

O Instituto Zumbi dos Palmares, através de suas emissoras, têm a missão de oferecer uma programação educativa, cultural, informativa e científica voltada para o interesse público, com ênfase na prestação de serviço e na contribuição para o fortalecimento da cidadania dos alagoanos.

 

 Visão

Veicular uma programação cultural e educativa com inovação estética, qualidade técnica e artística para os mais diversos públicos, nas mais diversas regiões do Estado de Alagoas.

 

Valores

  • Promover o intercâmbio de valores, educação e cultura entre a população alagoana.
  • Defender o entretenimento saudável e enriquecedor, que demonstre respeito à inteligência e à sensibilidade do público.
  • Primar pela integração e inclusão social. 
  • Satisfazer e contemplar demandas da sociedade por uma programação de qualidade, sem amarras ou vinculação com necessidades de mercado.
  • Garantia da liberdade de expressão.
  • Responsabilidade cultural e social.
  •  Pluralidade, diversidade e imparcialidade na programação.
  • Transparência e zelo na aplicação de recursos para o fortalecimento do Instituto em termos tecnológicos e de atualização de conhecimento em favor de seus profissionais e servidores. 
Ações do documento