Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Espaço Cultural Projetos

Projetos

PROJETOS PRÓPRIOS

  • Projeto Linda de Música e Artes Visuais - Sempre reunindo uma atração consolidada no cenário musical alagoano e uma exposição de um artista visual, com acesso gratuito, esse projeto, iniciado em setembro de 2008 já contou com a participação de diversos artistas conhecidos do público e é considerado um sucesso. Por meio dele, estiveram no Linda os artistas Wado e Suel; Bruno Palagani & Wilbert Fialho e Marta Emília; Cris Braun e Delson Uchôa; Mácleim e Tchello D’Barros; Naldinho e Fredy Correia; Rui Agostinho & Luiz Pompe e Marcinha Normande; Mopho e Alex Barbosa; Coletivo Frente e Verso e Kauê Oliveira; Millane Hora; Tramella e Pedro Caetano; Roberta Aureliano e Ronaldo Aureliano; Eek e Alan Lima; Xique Baratinho e Paulo Caldas; Myrna Araújo e Perambular fotográfico; Renata Peixoto e Karina May & Rhuanny; Elisa Lemos e Carlos Alberto Barros. 
 
  • Projeto Linda Temporada Teatral - Inicialmente batizado de “Projeto Linda de Teatro”, a iniciativa nasceu em 2009 e se transformou em um projeto que contempla hoje não apenas a apresentação para o público, mas as diversas etapas de uma montagem, em temporadas de dois meses para ensaios, produção e apresentação dos espetáculos. Há a previsão de sessões gratuitas dirigidas a alunos da rede pública de ensino, e sessões a preço popular, com a renda sendo exclusivamente dirigida à companhia teatral, como forma de fomento à produção local. Participaram deste processo o grupo Infinito Enquanto Truque, com as peças “Madame”, “Uma Dose de Chuva” e “Rock-me”;  Coletivo Vermelho de Teatro, com a peça “Rojo”; Ozinformais Cia Artística, com as peças “Guacamole” e “O Pequeno Príncipe”; Cia Teatro da Meia-noite, com a peça “Insônia”; Companhia do Chapéu, com a peça “Mal”; Clowns de Quinta, com a peça “Cenas Clowsicas”; e a Associação dos Artistas da Massaranduba, com a peça “Voltas”.


  • Residência Artística - Com o Linda Mascarenhas abrindo as portas para que companhias de teatro e dança concebam e ensaiem seus espetáculos, diversas produções apresentadas na cidade foram geradas no palco deste equipamento cultural, dentro da proposta iniciada em 2008. Entre as companhias que já participaram da Residência Artística estão Ozinformais Cia Artística, Coletivo Vermelho de Teatro, Cia do Chapéu, Cia Preto no Branco, Infinito Enquanto Truque e Guerreiros Produção.

 

PROJETOS EM PARCERIA

  • Oficinas Teatrais - Por meio deste projeto, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas oferece oficinas gratuitas a alunos da rede pública de ensino. A iniciativa conta com as parcerias da Secretaria de Estado da Educação, que viabiliza a oficina de teatro com o professor e dramaturgo Mauro Braga, trabalho que resulta em um espetáculo que entra em curta temporada no espaço cultural, e com a Ozinformais Cia Artística, que oferece oficina de teatro e expressão corporal baseada na literatura alagoana, com o ator e diretor Carlos Alberto Barros.


  • Projeto Especial Mês da Criança - O Espaço Cultural Linda Mascarenhas também vem desenvolvendo uma programação voltada para a criançada no mês de outubro. Em 2013, o IZP firmou parceria com a Secretaria de Estado da Educação e com a ONG Sua Majestade o Circo, o que resultou na instalação de um circo dentro do Cepa, onde foram desenvolvidas atividades culturais diárias e gratuitas, como shows musicais, peças teatrais, oficinas de percussão, dança e circo, contação de histórias, exibição de filmes e exposições. Em 2014, todos os projetos do Linda Mascarenhas desenvolvidos no período contaram com temática infantil, direcionados aos pequenos.


  • Gravações e transmissões de programas - O Linda também abre espaço para a gravação e transmissão de programas de TV e de rádio, que têm como missão a difusão da cultura alagoana. Programas como Vida de Artista (TV Educativa de Alagoas e Rádio Educativa FM) e Alagoas Arte e Cultura (TV Assembleia) acontecem neste equipamento cultural. 


  • Popfuzz Apresenta - Idealizado pelo Coletivo Popfuzz, este projeto conta com a parceria do Espaço Cultural Linda Mascarenhas para apresentar ao público alagoano expoentes da música independente nacional e novas bandas do estado, bem como realizar debates, exibição de vídeos, dentre outras iniciativas. Já passaram pelo projeto as bandas Hellbenders (GO), Son of a Witch (RN) e as alagoanas Necro e Mayash.


  • Encontro Artístico Identidade Alagoana - Idealizado por ativistas culturais do programa de rádio Identidade Alagoana, o projeto conta com a parceria do Espaço Cultural Linda Mascarenhas e da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió na realização de shows com nomes destacados da música alagoana. Dentre as atrações que já passaram pelo projeto, estão Junior Almeida, Felipe de Vas, Nó na Garganta, Renata Peixoto, Rodrigo Avelino, Elisa Lemos, Tequila Bomb, Natalhinha Marinho, Unidade Nova Praia, King Dii, Bruno Berle, Interrompidos, Alfabeto Numérico, Troco em Bala, Davi 2P, Edu Silva, Docho Manta e MC Tribo.


  • Projeto Cataatores - Idealizada pela Cooperativa dos Catadores da Vila Emater, essa iniciativa é fruto de parceria entre o Teatro Muganga (Holanda) e com o Instituto Zumbi dos Palmares, contando ainda com o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu. Desde 2012, o projeto trabalha com mulheres catadoras de materiais recicláveis, apresentando anualmente uma temporada do espetáculo “histórias recicladas”, que retrata de forma bem humorada a dura realidade das catadoras/atrizes.

                

PROJETOS EM STAND BY

Dentre os vários projetos desenvolvidos pelo Espaço Cultural Linda Mascarenhas desde a sua reativação em 2008, destaque para alguns que tiveram frequência e geraram bons resultados, existindo a previsão de que possam novamente integrar a agenda do espaço cultural.

  • Mostra de Artes Cênicas - Realizada em 2008 pelo Espaço Cultural Linda Mascarenhas em parceria com as companhias teatrais alagoanas, essa mostra possibilitou o acesso e reconhecimento do público à produção teatral do estado, com a encenação das peças “A Presepada” (Cia Carapuça), “Uma noite em Tabariz” (Cia do Chapéu), “Zezilda - Alegria de pobre dura pouco” (Guerreiros do Teatro), “As desgraças de uma criança” (Cia Personas in Cena), “A Saga do Coitado” (ETA) e “O Diletante” (ETA).
 
  • Projeto Linda de Debates – Realizado pelo IZP em parceria com o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (UFAL) e com apoio do Banco do Nordeste e da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, este projeto estreou em 2010 para discutir temas de relevância da sociedade, com os assuntos sendo debatidos por dois especialistas, com a mediação de um profissional de comunicação. Aberto ao público, os debates eram gravados no Linda Mascarenhas e editados para exibição posterior na TV Educativa. Foram discutidos os temas Código Florestal, Urbanismo, e Patrimônio Material e Imaterial de Alagoas.


  • Projeto Linda Jam Session – Uma iniciativa do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, em parceria com o Studio Coco Elétrico, esse projeto era voltado para a música instrumental, tendo como base o encontro espontâneo de artistas no palco, em sessões de improviso. Estreou em setembro de 2010 e teve dezenas de participações, com frequência semanal. Aberto ao público amante da boa música instrumental, contou com a participação de nomes como Toni Augusto, Ítalo Vinicius, Jarbinhas Barros, Anderson Silva, Ricardo Lopes, Alexandre Rodas, Henrique Gama, Bruno Palagani e Wilson Miranda.


  • Projeto Outras Ondas – Inspirada no Projeto Ondas, da TV Educativa de Alagoas, essa iniciativa do Linda estreou em  2012 com a proposta de abrir espaço para artistas iniciantes no cenário alagoano. Eles realizaram shows com entrada franca que foram gravados e posteriormente transmitidos pela TV Educativa. Passaram pelo projeto Favela Soul, Elisa Lemos e Moacirleandro.


  • Cinema é uma coisa Linda – Realizado pelo Espaço Cultural Linda Mascarenhas em parceria com o cineclube Cine Ideário, teve estreia em 2012, transformando o Linda Mascarenhas numa verdadeira sala de exibição semanal de filmes, com entrada franca e direito a um bom bate-papo sobre a sétima arte, aos moldes do cineclubismo.  
 
  • Projeto Linda Cultural – Esta iniciativa nasceu em 2013, numa parceria com a UFAL, com a proposta de realizar concertos didáticos com a Orquestra Sinfônica Universitária e apresentações de dança e teatro.

 

 

OUTROS PROJETOS E PARCERIAS

 Apesar de terem sido pontuais ou não obedecerem a um calendário fixo e determinado, vale destacar outros projetos desenvolvidos no Espaço Cultural Linda Mascarenhas desde sua retomada em 2008.


  • Projeto Música em Pauta (2011) – Uma parceria com o Sesc Alagoas, esse projeto possibilitou a estudantes da Rede Pública de Ensino uma imersão no universo sonoro, por meio da participação em oficinas, palestras, debates, dinâmicas e apresentações musicais.


  • Projeto Palavra Mínima (2011) – Em parceria com a Cooperativa dos Músicos de Alagoas, esse projeto uniu música e poesia em shows de artistas alagoanos que aconteceram ao longo do ano.


  • Palco Aberto (2011 e 2014) – O IZP apoiou a realização de duas edições do Projeto Palco Aberto, realizado no Linda Mascarenhas. O projeto é desenvolvido pela Boibumbarte, com a participação de nomes festejados da música alagoana em shows prestigiados pelo público.


  • Festival LAB (2009, 2011 e 2012) – O Linda Mascarenhas também fez parte da história do festival LAB ao ceder suas instalações para a realização de três edições da iniciativa, que contempla a  música contemporânea.


  • Ateliê Sesc de Cinema (2012) – Projeto do Sesc com a parceria do IZP, esta iniciativa instigou alunos da Rede Pública de Ensino a mergulhar na magia do cinema, através de oficinas sobre o fazer cinematográfico. Além da linguagem, roteiro, direção e edição também foram abordados em aulas e exibições que aconteceram no Espaço Cultural.


  • Semana Alagoana de Hip Hop (2014) – Esse projeto do Coletivo Popfuzz, que é patrocinado pelo Banco do Nordeste, contou com a parceria do IZP na  realização de uma semana repleta de oficinas, debates e atrações musicais e artísticas.


  • Reuniões Abertas e oficinas de formação – O Espaço Cultural Linda Mascarenhas abriu as portas para a realização de reuniões de grupos da sociedade civil que militam em diversas áreas da cultura e do pensamento alagoano. Durante os encontros abertos, temas como A Maceió Que Queremos, Bandas AL, Circuito de Moda Alagoas, Fórum Permanente de Música, Pelas Bandas das Alagoas, dentre outros, foram discutidos. Também foram realizados oficinas, palestras e seminários feitos em parceria com grupos  como Coletivo Popfuzz; AGEACAC; e Coletivo Combo Cultural.
 
  • Lançamentos de discos e livros – Músicos e escritores alagoanos também contaram com o apoio do Linda Mascarenhas na promoção de discos e livros. Nomes como Cris Braun, Coisa Linda Sound System, Necro, Projeto Sonho, Vandejer Adrian, Naara Normande e Ivanksuel Amorim foram contemplados com o incentivo.
Ações do documento