Espaço Cultural Linda Mascarenhas
Espaço Cultural Linda Mascarenhas
O Espaço Cultural Linda Mascarenhas tem se destacado pelo volume e qualidade dos eventos que vem ofertando à comunidade. Um local para reunir os amigos e a família para conhecer mais sobre o que vem sendo produzido pelos artistas alagoanos.
Apostando na união entre educação e cultura, esse equipamento do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) tem desenvolvido e apoiado projetos voltados para a formação de público e difusão da arte produzida em Alagoas, adotando uma linha de atuação que privilegia eventos com qualidade artística e relevância para a formação da sociedade.
Além dos projetos próprios, o Linda Mascarenhas tem realizado eventos em parceria com os coletivos e produtores culturais, e apoiado dezenas de iniciativas que se enquadram dentro da política de responsabilidade cultural adotada pelo IZP.
Com agenda cheia e intensa movimentação, o espaço conquistou reconhecimento e lugar no circuito artístico de Maceió, transformando-se no pedacinho mais simpático do bairro do Farol. Hoje é um equipamento dinâmico e integrado à comunidade.
Dentre as principais atividades estão a realização de shows, peças teatrais, espetáculos de dança, instalações audiovisuais, exposições, oficinas, cursos, palestras, seminários, debates, fóruns, simpósios, recitais e lançamento de livros e CDs. Além disso, o Linda também é cenário para exibição de filmes, sessões cineclubistas, festivais musicais, ensaios e residências teatrais, gravação e transmissão de programas de rádio e TV, viradas culturais e reuniões abertas.
O Espaço Cultural Linda Mascarenhas é formado por um teatro com capacidade para cerca de 100 pessoas, contando também com salão para exposições. O equipamento cultural conta com som profissional próprio e tem recebido melhorias ao longo dos últimos anos na manutenção da sua estrutura física. Também foi beneficiado com a ampliação do estacionamento para melhor acomodar o público visitante.
Anteriormente denominado de Teatro de Arena Linda Mascarenhas, o equipamento cultural passou a integrar o Instituto Zumbi dos Palmares em 2001, com a criação do complexo de comunicação.