Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Acesso à informação Lista de pastas Perguntas frequentes

Perguntas e respostas

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o IZP e ações no âmbito de sua competência.

 

O que é o IZP?

O IZP é o Instituto Zumbi dos Palmares, é ente administrativo autárquico, cujo sua função é a Comunicação. Ele é público e foi criado em 2001, pela Lei nº 6.224, de 8 de janeiro de 2001, para construir um modelo público de radiodifusão, gerindo emissoras de televisão, de rádio e o Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Com a missão de criar e difundir conteúdos que contribuam para a formação crítica das pessoas, o IZP tem seu foco na sociedade.

Com sede em Maceió e filiais das suas rádios em Arapiraca e Porto Calvo, o IZP faz a gestão da TV Educativa, Rádio Difusora (AM 960 kHz), Rádio Educativa (Maceió - FM 107,7 MHz, Arapiraca - 106,9 MHz e Porto Calvo - 101,7 MHz) e do Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

Assim, por conta de seus veículos de comunicação, o IZP faz parte de uma rede de televisões, chamada de Rede Pública de Televisão, com mais de 40 parceiras. Juntas, essas emissoras levam a programação da TV Brasil a 1,8 mil municípios brasileiros. 

Os conteúdos criados e difundidos pelo IZP têm compromisso com a defesa dos direitos humanos, a liberdade de expressão e o exercício da cidadania, educação e cultura.

Em seus veículos, o IZP abre espaço para programas dedicados à inclusão social, como o o programa Síntese, veiculado na TV Brasil, com notícias traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), ou ainda o Programa Especial, que conta com janela de Libras, legendas em português e audiodescrição, e que tem uma apresentadora e um repórter cadeirantes e a primeira repórter com síndrome de Down do mundo.

A comunicação pública feita pelo IZP valoriza as pessoas e a diversidade cultural e regional brasileira. Por isso a empresa leva, por meio das rádios e da TVE, informação e cultura a todod o Estado de Alagoas. 

O IZP possui ainda um braço comercial para prestar serviços de comunicação ao governo e ao mercado. Diferentemente de empresas privadas, toda receita obtida pelo IZP é revestida na própria Autarquia, reforçando assim o compromisso de fortalecer a comunicação pública alagoana.

 

Horário de funcionamento?

O horário de funcionamento da repartição administrativa do IZP é de segunda à sexta-feira, de 08:00hs às 14:00hs.

 

Qual a diferença entre uma TV pública e uma TV governamental?

Os constituintes de 1988 tiveram a preocupação de estabelecer, no artigo 223 da Constituição Federal, que deveria existir complementaridade entre os sistemas de radiodifusão estatal, privado e público. Este último, embora mencionado, nunca havia sido regulamentado. Um sistema estatal/governamental difunde informações com o ponto de vista governamental. Já um sistema público, atende aos interesses do cidadão. O IZP é uma Autarquia que faz parte do sistema público de comunicação.

 

Qual a figura jurídica da IZP? O que isso significa?

O IZP é uma Autarquia Pública Estadual, com personalidade jurídica de direito público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais específicas.

O Instituto Zumbi dos Palmares - IZP, integra a Administração Indireta Estadual, tem sede e foro na Capital do Estado de Alagoas e é vinculado à Secretaria de Comunicação. 

Como Autarquia estatal, está sujeita a todos os regramentos jurídicos aplicados a instituições da mesma natureza. 

 

Como o IZP é financiado? Quais as fontes de receita que o IZP possui? Como é composto o orçamento da empresa?

– Dotação orçamentária do Estado de Alagoas;

– Publicidade institucional;

– Patrocínios culturais;

Ações do documento